Pedra Branca | Núcleo Pau da Fome

No dia 16 de maio, o Inovagau junto com os coordenadores do Projeto Sustentabilidade do GAU, tivemos a grande oportunidade de conhecermos e aprendermos sobre a preservação e o cuidado com a natureza que encontramos no Parque Estadual Da Pedra Branca. Com o auxílio do Guarda-parque Lucas, que nos explicou sua função em meio aquela imensa área verde com 12.500 hectares, pudemos saber como ser sustentável e preservar melhor a natureza para que as gerações futuras possam também desfrutar de um mundo melhor !


                             
O Maciço da Pedra Branca começa na Praia dos Búzios, em Barra de Guaratiba, e vai até Sulacap, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, atravessando florestas em Vargem Grande, Camorim, Jacarepaguá, e áreas agrícolas do Rio da Prata, em Campo Grande. O parque possui 12 mananciais, que ajudam a abastecer vários pontos da cidade, a Cedae possui uma sede no parque desde 1906 e parte dela serve para abastecimento das regiões vizinhas.

            Abaixo temos a sequência de imagens que amostra a água captada passando por todo o                                             parque ate ser despejada nos tanques de decantação.

Antigo aqueduto que passa entre a mata nativa do núcleo do Pau da Fome, que teve grande importância para o desenvolvimento do povoado local em função do manancial de água que abastece o entorno.
Construído com a finalidade de abastecer a população residente no entorno do Maciço da Pedra Branca, na baixada de Jacarepaguá.  


Tanque de decantação onde a água será limpa e tratada.


O parque é formado de diversas trilhas dentre elas a principal que é a do pico da Pedra Branca, a subida é de 11km aproximadamente, pode levar mais de três horas de duração,dependendo
da disposição de quem caminha:  Além de ser uma grande área verde o parque possui grande riqueza de fauna e flora que inclui espécies raras e ameaçadas de extinção.

     Placa com nome das trilhas do parque - Fotógrafa: Jéssica Barcellos


GALERIA DE FOTOS :
Antigo aqueduto que passa por dentro do parque.


Represa encontrada no núcleo pau da fome.



Extensa área verde do parque.


Árvore de pé de Jabuticaba.


Embaúba - árvore seca também conhecida 
como árvore da preguiça.
Espécie de lagarta encontrada em lugares típicos
 como o parque da pedra branca.








VÍDEO FEITO COM O GUARDA PARQUE - LUCAS EXPLICANDO UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DO PARQUE.


    


Ao lado do Parque existe uma pequena comunidade, em Jacarepaguá, que possui o mesmo nome da estrada que serve como principal via de acesso para seus moradores "Pau da Fome". O nome faz referência a uma árvore que no passado, servia como abrigo para aqueles que queriam se alimentar . Antigamente ali funcionava uma fazenda de café, pertencente à Baronesa da Taquara. Os trabalhadores dali de perto usavam a sombra dessa figueira para fazer suas refeições.

No livro O sertão carioca, de Antônio Magalhães Corrêa, consta que o "Pau da Fome" era uma figueira que matava a fome, com seus frutos, dos que ali passavam. Lucas o guarda-parque do Parque Estadual da Pedra Branca nos explicou que provavelmente a árvore era usada como ponto de descanso para escravos, tropeiros e caçadores que seguiam para o centro da Taquara, hoje esta figueira é apontada de forma simbólica para os visitantes do parque.

Figueira que representa o Pau da Fome.

Com a revitalização, a sede do Parque ganhou a exposição permanente “Da Pedra Branca ao Pau da Fome”, voltada para estudantes. Possui informações sobre a composição das rochas do local, os animais que habitam a região, além de curiosidades sobre a flora. A exposição – que ocupa a casa projetada pelo renomado arquiteto Zanini – termina nos viveiros (um minhocário e um bromeliário) especialmente criados para complementar o passeio.


Nós do Inovagau super aprovamos o Parque e recomendamos que visite o quanto antes para saber como preservar não só o seu futuro mas também o de sua família !


Trabalho de campo realizado pela empresa fictícia de consultoria ambiental Inovagau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário